Oradores, Coaches, Comentadores e Relatores
Adam Kleinman
Escritor, curador e actualmente editor no Witte de With. Antigo programador do Documenta (13), foi também curador no Lower Manhattan Cultural Council. Colaborador em catálogos de exposições e revistas, incluindo Agenda,Artforum, e-flux journal, Frieze, Mousse and Texte zur Kunst.
Analice Dutra Pillar
Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP - Brasil). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de ensino de artes visuais. Pesquisadora do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/CNPq). Organizou e publicou vários artigos e livros. É membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas e participa do Comitê Educação em Artes Visuais.
André E. Teodósio
É membro do Teatro Praga (a companhia mais megalopsyquica™ de todos os tempos). Frequentou o Conservatório Nacional de Música, a Escola Superior de Música e a Escola Superior de Teatro e Cinema. Foi membro do Coro Gulbenkian, da companhia de teatro Casa Conveniente, e colabora assiduamente com a companhia de teatro Cão Solteiro. Para além de teatro, encenou óperas na Culturgest, Fundanção Calouste Gulbenkian e Teatro Nacional São Carlos. É autor dos textos Shoot the Freak, Cenofobia, Susana Pomba e Paula Sá Nogueira e do bailado Perda Preciosa. É editado pela Assírio & Alvim. Foi nomeado pelo jornal Expresso como um dos 100 portugueses mais influentes de 2012.
dOCUMENTA (13) The Maybe Education and Public Programes
Elvira Leite
Licenciada em pintura pela Faculdade de Belas Artes, Porto, 1963. Representada na VIII Bienal de S. Paulo, 1965. Prémio Nacional de Pintura, 1968. Professora nos ensinos básico e secundário de 1965 a 2000. Especializada em trabalho de projecto. Investigadora em educação artística, concebe e coordena projectos culturais envolvendo públicos escolares e outros. Elabora e coordena programas de reinserção social através da arte. Formadora e conselheira de educação artística no país e em países de língua portuguesa. Consultora do Serviço Educativo da Fundação de Serralves desde 1999.
Jorge da Costa
Nasceu em Bragança, em 1968. É, desde 2008, Director do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança. Licenciado em Humanidades, pela Faculdade de Filosofia de Braga, em 1993. Leccionou, até 2007, em distintos graus do ensino secundário. Pós-graduado em Arte Contemporânea pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto e mestrando em Arte Contemporânea pela mesma universidade.
Foi jornalista colaborador da área cultural no Jornal O Mensageiro de Bragança, entre 2003 e 2007. Orientador de estágios do ensino superior na área da Animação e Produção Artística. Dirigiu em 2008 e 2009 o Museu Ibérico da Máscara e do Traje e é membro organizador da Bienal Internacional da Máscara – Mascararte.
Comissário de Exposições de Arte Contemporânea. Entre outras, foi comissário de exposições de artistas nacionais e estrangeiros, como Paula Rego (2009); Graça Morais (2009, 2010, 2011, 2012), João Cutileiro (2009), João Louro (2010), uma importante exposição antológica de Júlio Pomar (2010), Santiago Ydáñez (2010), Rui Sanches (2011), Alberto Carneiro (2012), Pedro Calapez (2012).
Assinou já diversos textos de catálogo e realizou e participou em conferências e seminários na área da Arte Contemporânea, da dinamização de espaços culturais e das dinâmicas do Serviço Educativo em espaços museológicos.
Kaija Kaitavuori
Foi coordenadora do projecto educativo no Kiasma Museu de Arte Contemporânea de Helsínquia. Mestre em História da Arte pela Universidade de Helsínquia é doutoranda em Audience participation and contemporary art no Courtauld Institute of Art, em Londres. Membro fundador e primeira presidente da Associação finlandesa dos educadores de museus.
Lorena Querol
Doutora em Museologia Social. Investigadora em pós-doc no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde desenvolve pesquisa sobre participação cultural em museus locais.
Lecciona as disciplinas de Património Cultural no IADE-U - Instituto de Arte, Design e Empresa, desde o ano 2000. É docente convidada no âmbito do Plano de Formação da Rede de Museus do Algarve em 2012.
Maria Acaso Lopez-Bosch
Professora de Educação Artística e directora de investigação em educação em museus de artes visuais na Facultad de Bellas Artes de la Universidad Complutense de Madrid. O seu trabalho principal incide no desenvolvimento de métodos de ensino inovadores em museus e centros de artes visuais. Implementou projectos em diversas organizações, como a La Casa Encendida, Fundación ICO, Fundación Telefónica e projectou programas formação para Manifesta 8 e Fundación Telefónica España. Como relatora, foi convidada por várias instituições, incluindo a New School (NY), a Culturgest (Lisboa), a Universidad e o Museo de Antioquia (Colombia).
Maria Luísa Costa
Designer, investigadora, bolseira da FCT. Doutoranda em Design na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, onde leccionou as unidades curriculares “Seminário” e “Pré-Impressão Gráfica”, ao 1º ano do Mestrado em Design de Comunicação (2011/2012). Integrou a organização do VI CIPED (Congresso Internacional de Pesquisa em Design), subcomissão de Comunicação, sendo coautora do projecto de design do congresso organizado pela FA.UTL e ANPE Design do Rio de Janeiro, que teve lugar na FCG (Outubro 2011). Desenvolveu diversos projectos de design para entidades como: Direcção-Geral das Contribuições e Impostos, Tribunal de Contas, Faculdade de Motricidade Humana e Teatro Nacional de S. Carlos, entre outras. Participou como conferencista em congressos nacionais e internacionais e tem artigos publicados que resultam do cruzamento das áreas em investigação no âmbito do doutoramento (Design, Comunicação, Museologia e Património Intangível).
Maria Vlachou
Museóloga (University College London, 1994). Fellow no DeVos Institute for Arts Management do Kennedy Center em Washington. Membro dos corpos gerentes do ICOM Portugal e membro-fundador do GAM - Grupo para a Acessibilidade nos Museus. Autora do blogue Musing on Culture, onde escreve sobre gestão cultural, comunicação, públicos.
Miguel Horta
É um pintor, autor/ilustrador de literatura infanto-juvenil. Desenvolve oficinas pedagógicas no Centro de Arte Moderna , Rede Pública de Leitura, Rede de Bibliotecas Escolares, bairros problemáticos e promove a leitura e a escrita em estabelecimentos prisionais. Este ano orientou diversas formações na área da mediação cultural: Voluntariado e mediação leitora (Fundação Eugénio de Almeida) e “Mediar públicos com necessidades educativas especiais” (FCG). Recentemente, expôs na Galeria Appleton Square um conjunto de pinturas a que chamou “Troncos e Marés”.
Nora Sternfeld
É educadora artística e curadora. Desde 2012 é professora de curadoria e mediação artística na Aalto University em Helsínquia. Desde 1999, colabora com Trafo.K, escritório de arte-educação e produção de conhecimento crítico em Viena (com Elke Smodics-Kuscher e Höllwart Renate). Além disso, é co-directora do ECM—educating/curating/managing – programa de mestrado sobre a teoria e prática de exposição na Universidade de Artes Aplicadas de Viena. Desde 2004, é professora na Academia de Belas Artes de Viena, a Escola de Arte de Viena, a Escola de Arte e Kassel Design, da Universidade de Zurique das Artes e da Universidade de Educação, em Viena. Trabalha e escreve sobre arte contemporânea, a educação, a teoria da exposição, histórico-política e anti-racismo.
Pedro Pereira Leite
Trabalhou no planeamento do território e em museus mineiros. Actualmente desenvolve investigação museológica onde utiliza a poética da intersubjectividade. Trabalha em projectos em Portugal, no Brasil e em Moçambique.
Raquel Pedro
Licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Actualmente trabalha na área da saúde mental (em Reabilitação Psicossocial), onde procura utilizar a arte em contexto terapêutico. Colabora regularmente com a Fundação Gulbenkian numa iniciativa entre o Serviço Educativo do Museu Calouste Gulbenkian e a Casa de Saúde do Telhal, no âmbito das visitas culturais.
Rita Sales
Fundadora do Teatro do Elefante e pós-graduada em Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Em 2003 foi bolseira do Centro Nacional de Cultura, com um projecto investigação-criação de teatro para a primeira infância. Realiza estudos no âmbito das Técnicas Vocais e desenvolve actividades como contadora de histórias.
Rui Vieira Nery
Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Santa Cecília, prosseguindo-os no Conservatório Nacional de Lisboa. Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (1980), doutorou-se em Musicologia pela Universidade do Texas em Austin (1990), que frequentou como Fulbright Scholar e bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Professor da Universidade de Évora e da Universidade Nova de Lisboa, orientou um vasto número de mestrados e doutoramentos em universidades portuguesas, espanholas e francesas. É investigador do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança e do Centro de Estudos de Teatro. Na Fundação Calouste Gulbenkian foi Director-Adjunto do Serviço de Música (1992-2008) e Director do Programa Gulbenkian Educação para a Cultura (2008-2012), e é presentemente Director do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas (desde 2012).
Sandra Ortmann
Is an art educator, psychologist and performance artist. From 2008 to 2012, she led the art education program at the Kunsthalle Fridericianum in Kassel. Prior to this, she gave tours
at the 5th berlin biennial for contemporary art and at documenta 12. She was a member of the maybe education group of dOCUMENTA (13). Her general research interests are in the areas of critical art education and institution critique, currently she is working on a book about the worldly companions of dOCUMENTA (13). The focus of her artistic work is on engaging with performative, queer and radical strategies, preferably with her artist group the Sissy Boyz. She has published the video documentation step up and be vocal – Interviews zu Queer Punk und Feminismus in San Francisco (2001), is co-author of Sissy Boyz. Queer Performance (thealit, Bremen, 2011) and Kunstvermittlung 2. Zwischen kritischer Praxis und Dienstleistung auf der documenta 12. Ergebnisse eines Forschungsprojekts (diaphanes, Zürich/Berlin, 2009).
Sara Franqueira
Arquitecta. Cenógrafa. Mestre em Estudos de Teatro. Formadora e investigadora nas áreas resultantes da contaminação entre artes plásticas e espaço cénico. Mediadora cultural na área da arte do século XX.
Shirley Apthorp
Nasceu na Cidade do Cabo e vive em Berlim. Estudou música na Universidade da Tasmânia e começou a contribuir para publicações locais e nacionais como crítica de música e jornalista. Premiada com uma bolsa Churchill e pelo Australia Council Grant para continuar os seus estudos em jornalismo musical na Europa. Escreveu sobre música para o Financial Times (Reino Unido), Bloomberg (EUA), Opera Magazine (Reino Unido), Luzes da Ribalta (Austrália) e várias outras publicações. Directora e fundadora da Umculo/Cape Festival, organização internacional dedicada à música e aos seus efeitos transformadores da sociedade Sul Africana.
Simão Costa
Vive e trabalha em Lisboa como músico, compositor e pianista. O seu trabalho liga objectos/instrumentos, electrónica/código, materializando peças sonoras que envolvem vários meios e formas (concertos e instalações sonoras e intermedia). Desde 2004 que trabalha a solo e em colaboração com músicos, artistas plásticos, intérpretes e performers. Tem igualmente desenvolvido propostas e projectos educativos que relacionam tecnologia e criatividade. O seu trabalho tem sido apresentado em Portugal, Espanha, França, Polónia e Holanda.
Sofia Victorino
Head of Education and Public Programmes na Whitechapel Gallery em Londres.
Foi coordenadora do serviço educativo do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves até 2011. Trabalhou como mediadora cultural freelancer e como programadora e gestora cultural. É doutoranda no Instituto de Educação da Universidade de Londres.
Susana Alves
Formada em Psicologia Educacional e com formação adicional em Educação pela Arte e Pedagogia da Dança. Trabalha como mediadora cultural desde 2005 em diversos serviços educativos.
Tomas Ruiz-Rivas, Antimuseo
Director e fundador do Olho Atómico - Antimuseo de Arte Contemporânea. Curador independente, escritor e artista visual. O seu trabalho centra-se na crítica institucional e na experimentação de novos modelos para a distribuição de artes visuais. Recebeu a bolsa de investigação Artium em 2006. Entre os seus projectos mais recentes está o Centro de Arte Contemporânea Portátil (México 2009). Em 2010, CPAC recebeu a menção honrosa do prémio Ibermuseos. Publicou em revistas da América Latina e livros sobre teoria da arte. Participou em importantes fóruns teóricos como SITAC no México.
Para mais informação, consulte o separador PASTA DE DOCUMENTAÇÃO.
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